segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CURIOSIDADES

“Direitos” das Mulheres afegãs.


Ainda hoje, a cada 30 minutos uma mulher afegã morre em trabalho de parto.

Oitenta e sete por cento da população feminina de lá é analfabeta!

Apenas 30% das meninas têm acesso à educação.

Uma em cada 3 mulheres sofrem violência física, sexual ou psicológica.

Oitenta por cento das mulheres são obrigadas a aceitar um casamento com o qual não concordam.



Muitas meninas tiveram seus rostos desfigurados por ácido quando caminhavam para a escola. 

Não apenas os Jihads (Aliança do Norte) e o Talibã, mas todos os islâmicos (advogados do sistema político islâmico) mostram prioritariamente os “diretos” das mulheres, citando a medieval Sharia (Lei islâmica), como de sua autoridade.

Sharia,  é o nome que se dá ao código de leis do islamismo. Em várias sociedades islâmica, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais dos nossos tempos, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas ou nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos.

Elas são impedidas de trabalhar.

 1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).

3. É proibido falar com vendedores homens.

4. É proibido ser tratada por médicos homens.

5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.


6. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burqa) ou que estejam agindo em discordância com o que o Talibã quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".

8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.


9. É permitido jogar pedras publicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).

10. É proibido qualquer tipo de maquiagem (muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).

11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.

12. É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)

13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.

14. A mulher não pode usar taxi sem a companhia de um "mahram".

15. É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.

16. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.

17. É proibido às mulheres andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus "mahrams".

18. é proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras "que tenham cores sexualmente atrativas".

19. É proibida a participação de mulheres em festividades.

20. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos

21. Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudados, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".

22. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas de suas casas.

23. Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora.

24. Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres.


25. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)

26. Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus

27. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.

28. Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.

29. Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas

30. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família.

31. É proibido às mulheres cantar.

30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.

31. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.


HABITAÇÃO

As casas são feitas tradicionalmente de vários quartos, situado em torno de um pátio retangular onde as mulheres e as crianças vivem. Crianças compartilham a casa com seus pais. Algumas casas afegãs têm uma sala especial onde os homens podem socializar uns com os outros. É comum nas cidades viverem em apartamentos. A população nômade habita em tendas.

LINGUA

Existem duas línguas oficiais - dari e pashto - falados pela maioria da população, embora haja muitas outras línguas faladas regionalmente. Dari é falado por cerca de metade da população do Afeganistão, enquanto o Pushto tem mais de 9 milhões de falantes. As maiores cidades são Pushto como Kandahar e Cabul, a capital. Pushto idioma foi reconhecido em 1936 como uma língua oficial, por ordem régia. No norte,as línguas do Tajiquistão, o Usbequistão e o Turquemenistão são amplamente utilizadas. Existem também mais de 70 pequenas línguas, entre elas o hazarayí.

Roupas

O tradicional enfeite masculino de afegãos está resumido no Pakul (chapéu), o véu e uma paleta. A vestimenta da mulher, é composto por uma roupa social: calças folgadas e usadas sob um alto gargalo túnica e mangas compridas. As roupas são adaptados à cintura e estendem-se até os tornozelos, com uma saia reta aberta em ambos os lados para facilitar a circulação. Muitas mulheres completam o vestido com uma longa echarpe elegantemente colocada sobre os ombros. Roupas mais sofisticadas decoradas com tecidos de seda dourada em agrupamento de várias cores são usados em ocasiões especiais como casamentos no Afeganistão.

CULTURA MILENAR

A Cultura do Afeganistão é milenar. É bastante influenciada pelo Islão, porém recebeu, ao longo dos séculos, influências do hinduísmo e do budismo.
Há objetos da Arte Gandhara do século I ao século VII, com marcante influência greco-romana. Desde o início do século XX a arte afegã começou a utilizar-se de técnicas ocidentais. A arte era uma tarefa essencialmente masculina, porém recentemente mulheres começaram a se destacar.
Os monumentos históricos do país foram muito danificados por anos de guerra, e um exemplo disso foram as duas gigantescas estátuas de Buda existentes na província de Bamiyan, que foram destruídas pelos taliban por serem consideradas idólatras.

ARTES

A arte inclui muitos séculos. Um dos mais famosos é o estilo Gandhara ranking dos grecos-romanos, desenvolvida entre os séculos IV e VII da nossa era. Desde a 1900, o Afeganistão começou a usar as técnicas da arte ocidental. A obra foi criada quase exclusivamente por homens, mas recentemente no teatro, as mulheres começaram a tomar a posição mais elevada. A arte indígena é quase completamente concentrada no Museu Nacional Afegão. Outros notáveis formas de arte do país, são a música e a poesia. A habilidade para fazer tapetes séculos tem sido notável e está muito familiarizado com a elaboração de belos tapetes orientais. Os tapetes afegãos tem certos padrões que se tornam únicas.

Challow

Sua alimentação é praticamente baseada em cereais como o trigo, milho, cevada e arroz, que são os principais produtos agrícolas do país.

Bolaanee

Sheer Yakh

Buraani Bonjon